Em Prol da Vida... |
Oligoterapia
ou
Terapia pelos Oligoelementos
ou
Terapia pelos Oligoelementos
A Oligoterapia, também conhecida como Terapia pelos Oligoelementos ou Medicina Funcional, trata-se de uma ciência que visa principalmente, equilibrar os minerais e vitaminas do nosso organismo para tratar as mais diversas patologias.
Os primeiros registos históricos de utilização Oligoterapeutica são dos sacerdotes Caldeus e datam de 6000 anos a.c.. Contudo, são conhecidos como os pais da Oligoterapia moderna Gabriel Bertrand (século XIX) e Jacques Ménétrier (início do século XX).
Segundo Dr. Jacques Ménétrier, o "Organismo é o conjunto do sistema de trocas".
A Oligoterapia, à qual Ménétrier, seu criador, gostava de chamar como "Medicina das Funções", para se dirigir às funções, considerando que a desregulação está na base de todas as doenças, a Oligoterapia é a prática terapeutica mais biológica que até hoje se concebeu, pela simples razão de que, com ela, não se introduz no organismo qualquer substância estranha ou adversa porque estas substâncias normalmente se encontram no organismo em pequenas quantidades, algumas até em quantidades tão pequenas que podem ser consideradas vestígios ou traços de metais e não metais.
Os oligoelementos são substâncias que devem existir no corpo em pequenas quantidades, algumas tão pequenas que mais não são do que traços ou vestígios de substâncias.
Acreditava-se que por meio da alimentação era possível obter todos os elementos necessários ao organismo. No entanto, devido à agricultura intensiva e acelerada, resultando em solos pobres em nutrientes, as plantas são incapazes de sintetizar esses oligoelementos e, consequentemente, os mesmos não chegam a mesa do consumidor.
Como se não bastasse, o modo de preparação dos alimentos (confecção) geralmente não é o melhor para conservar os nutrientes, e por vezes, os poucos que estão presentes nos mesmos acabam não sendo aproveitados.
Definição da Oligoterapia:
Oligo = Pouco
Elementos presentes na célula viva e vegetal em quantidades ínfimas, isto é, em concentrações muito baixas. Participam em grande número de reações químicas no organismo.
Oligoelementos são catalisadores das funções enzimáticas, permitindo, com sua presença, influenciar a velocidade de uma reacção sem, contudo, tomarem parte activa nesta reacção. Fornecem às enzimas e energia para que a reacção bioquímica ocorra.
São substâncias que se encontram em estado natural no organismo sob forma de vestígio de diversos metais, que participam num número importante de reacções fisiológicas. Sem sua presença activa no organismo, estas funções são prejudicadas provocando estados patológicos que na primeira fase dão lugar às chamadas doenças funcionais (desequilíbrios), ou seja, aquelas em que a pessoa não se sente bem, mas cujas análises e exames correntes determinam que o seu estado é normal. Efectivamente ainda não há lesão (doença).
O que acontece é que há carência impedindo que o metabolismo se processe para que o órgão desempenhe a sua função, alterando assim o equilíbrio do estado de saúde . Pode, porém acontecer que não haja carência efectiva desse elemento, mas que ele somente esteja inactivo, quer dizer, desactivado.
A desregulação destes acaba por alterar as reacções químicas que ocorrem de onde advêm problemas funcionais e que acabam por resultar em patologias que só se resolvem quando o equilíbrio é restabelecido.
O stress, a poluição sonora e ambiental, a alimentação desequilibrada e também as adubações químicas, são as principais causadoras das carências de sais minerais nos vegetais que comemos, assim como das carnes que não nos fornecem certos elementos porque, por sua vez o gado não teve matéria para os sintetizar.
O ritmo da vida moderna acelera e desgasta os Oligoelementos que ainda possam existir no corpo, levando o corpo a um estado de cansaço e exaustão e a desequilíbrios de toda a ordem com as respectivas consequências.
Isto acaba por resultar em doenças funcionais em que a pessoa anda indisposta, irritável, cansada, deprimida, ansiosa, com perturbações de sono, etc.
Para remediar estas situações podemos e devemos recorrer aos Oligoelementos que são sais minerais e metais em doses infinitesimais que, tendo sido submetidos a uma manipulação de técnica especial, são activados (ionizados) obtendo-se assim, ions dos mais variados minerais (metais e metalóides). Nestas diluições, os sais assemelham-se ao estado natural dos elementos no organismo que, introduzidos neste, vão desencadear as reacções que permitem o restabelecimento do metabolismo enzimático que, por sua vez, equilibra as funções orgânicas e, assim, o reequilíbrio do estado de saúde.
A Oligoterapia permite ao organismo restabelecer-se por si mesmo e dessa forma voltar ao seu funcionamento normal.
O Oligoelemento é um elemento mineral de baixo peso molecular presente em pequenas quantidades nas células vivas, sem sua presença activa o organismo não tem um funcionamento regular, as funções enzimáticas são prejudiciais e o bom funcionamento do organismo é afectado.
As pesquisas começadas em 1897 por Gabriel Bertrand, colocaram em evidência os catalisadores como fazendo parte dos micro-nutrientes essenciais à vida.
A acção dos Oligoelementos é essencialmente reguladora, equilibrante, adaptativa e se estende a totalidade do caso.A grande vantagem dos Oligoelementos é que sua dosagem é infinitesimal e não provoca efeitos colaterais e nem toxicidade.
Como se depreende a Oligoterapia actua em profundidade corrigindo as reacções bioquímicas do corpo devolvendo o equilibrio e trazendo de volta um funcionamento normal e natural de todo o organismo.
Em Prol da Vida... |
Para informações gerais contacte:
e-mail: mundocoloidal@gmail.com
forum: mundocoloidal.foruns.com.pt
(ver também)
Para informações gerais contacte:
e-mail: mundocoloidal@gmail.com
forum: mundocoloidal.foruns.com.pt
Venho deixar este comentário em agradecimento ao Sr. Nuno Francisco o facto de me dar a conhecer esta terapia e produtos que desconhecia totalmente.
ResponderEliminarÀ alguns meses em conversa com uma pessoa amiga fui confrontada com a Oligoterapia, Mundo Coloidal e seus produtos.
Era algo que nunca tinha ouvi falar pelo que fiquei um pouco na dúvida, dada a credibilidade de muitos produtos que se apresentam hoje em dia no mercado.
ao consultar este blogue fiquei extremamente interessada em saber mais, visto nunca ter ouvido falar de nada parecido.
Pedi o contacto do Sr. Nuno ao meu amigo a fim de saber mais pelo próprio a fim de me tirar alguma dúvidas.
Após o esclarecimento de próprio decidi experimentar, visto tomar já à anos tantos medicamentos com tão poucos resultados, não seria um produto natural que me iria fazer mal.
O que é certo, é que passados apenas alguns dias já estava rendida ao potencial dos produtos, que em poucos dias fizer o que muitos medicamentos não fizeram em anos.
Sofria de artrite, osteoporose, hipertensão arterial entre outros males que se vêm juntando com a idade.
Ao fim de cerca de uma semana, já notava significativas melhoras nos movimentos o que passados 3 meses não tem comparação.
As dores nas articulações desapareceram, já consigo subir escadas sem ajuda do corrimão, a tensão arterial que rondava os 16/18 de máxima e os 9/11 de mínima, passou a 12 de máxima e 7 de mínima tendo-se mantendo nestes valores o que me fez deixar de tomar toda a medicação indicada pelo médico, sinto-me com muito mais energia e voltei a ter alegria de viver.
Neste momento com 63 anos, sinto-me muito mais jovem que à 10 anos atrás.
Quero portanto agradecer do fundo do coração toda a paciência e atenção que o Sr. Nuno Francisco teve para comigo e desejo-lhe toda a felicidade do Mundo.
Entretanto, já o meu marido toma estes produtos e aconselhei a várias amigas que também estão a tomar sentindo também grandes melhorias.
Penso que este conhecimento devia chegar ao maior número de pessoas, porque as pessoas precisam saber que existem alternativas mais saudáveis e que resultam melhor que os medicamentos em geral.
Madalena Campos
Muito Obrigado Madalena pelo seu comentário!
EliminarAos poucos a Sociedade começa a despertar para o potêncial dos produtos Naturais :)
Felicidades e muita Saúde...
Nuno Francisco
Mundo Coloidal - Em Prol da Vida...
Obrigada eu Nuno.
EliminarPara a semana entro em contacto, tenho algumas amigas interessadas.
Resto de uma boa semana,
Madalena Campos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarSou Atleta de Triatlo de Alta-Competição e estive cerca de 8 meses afastado das competições devido a constantes lesões musculares .
ResponderEliminarDurante o tempo de recuperação sempre fiz treinos limitados mas ao aumentar a intensidade do treino a lesão reaparecia.
Fui sempre acompanhado por Fisioterapeutas e Médicos conceituados da especialidade desportiva, seguindo correctamente os seus tratamentos até que me foram dados a conhecer estes produtos.
Dado o meu desespero, sendo que nada estava a resultar resolvi tomar estes produtos por serem Naturais, tendo em conta a quantidade de químicos que tenho tomado ultimamente sem notar quaisquer melhorias.
Foi-me alertado para não ter muita esperança no resultado a nível da lesão, mas que certamente iria sentir melhorias a nível geral.
O facto é que passados dois meses, não só voltei às competições como tenho um rendimento no treino 20% superior ao treino anterior às lesões.
Sinto-me com muito mais flexibilidade e liberdade de movimentos.
Desapareceu a minha Rinite alérgica que tinha desde a adolescência e até o cabelo sinto muito mais forte.
Sinto-me na melhor forma de sempre, com uma resistência muscular como nunca tive e sem sentir cansaço ou dor muscular após o treino.
Vou continuar a tomar os produtos e se tudo correr como o esperado, irei ter a minha melhor época de sempre!!!
Visto ter tomado estes produtos sem conhecimento dos médicos que me acompanham, prefiro manter este comentário em anonimato.
Obrigado Mundo Coloidal pela nova visão.
Comprei a para coloidal com vocês. Para efeito de uma mistura que pretendo fazer, preciso saber se o tubo do conta-gotas é de vidro ou de plástico. Parece-me de vidro, mas não tenha a certeza. Como vou usar com dmso que é um solvente, convém que não seja de plástico.
ResponderEliminar